Planta de Tratamento de Águas Residuais
(PTAR) – Paraguai
Desde janeiro de 2019, a Concremat é responsável pelos serviços de supervisão da construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais (PTAR) Bella Vista, localizada em Assunção, capital do Paraguai. As atribuições da Concremat também incluem a análise e validação dos projetos e o comissionamento. A previsão é de que o empreendimento esteja concluído em outubro de 2022.
Ocupando uma área de 23 hectares e composta por infraestrutura de bombeamento, sistema de rede, remoção de gordura e desarenação, câmara de carregamento e emissário sub fluvial, a estação terá capacidade de tratamento de 4,4m³/s, o que representa 54% das águas despejadas no rio Paraguai. A PTAR disporá ainda de um laboratório para monitorar as águas que chegam e saem da estação e a qualidade das águas do rio.
A construção da planta de tratamento faz parte do Programa de Saneamento Integral da Baía de Assunção e Área Metropolitana. Financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem como objetivo contribuir para a descontaminação da Baía de Assunção e do córrego de San Lorenzo, melhorando as condições sanitárias e ambientais da população que vive nas bacias dos córregos urbanos localizados na Área Metropolitana de Assunção (AMA). Sua implantação permitirá, pela primeira vez, a depuração dos efluentes de esgoto da capital antes de seu lançamento no rio Paraguai. Com isso, beneficiará diretamente cerca de 1.200.000 pessoas.
Ficha Técnica
Mercado
Saneamento e Recursos Hídricos
Serviço
Consultoria e fiscalização da construção
Cliente
Ministerio de Obras Públicas Y Comunicaciones – Republica del Paraguay
Localização
Assunção – Paraguai