Ações ambientais desenvolvidas pela Concremat em contrato no Pará reduziram em 65% a área necessária para supressão vegetal, em relação à estimativa inicial
Os trabalhos incluíram a obtenção de licenças ambientais junto à Secretaria de Meio Ambiente do Pará (SEMAS) e envolveram a realização de inventário florestal, o acompanhamento da supressão vegetal para afugentamento e resgate de fauna e flora e a supervisão ambiental dos serviços em campo. Inicialmente foi prevista a supressão de 85,71 hectares de floresta.
As atividades foram realizadas considerando-se a premissa de redução dos impactos ambientais. Assim, durante a abertura dos caminhos de serviço, a equipe da Concremat promoveu o desvio pontual do trajeto de forma a evitar o corte das espécies arbóreas de maior porte (com DAP superior a 40cm) e das espécies florestais raras, ameaçadas ou protegidas por lei específica.
“As árvores de maior porte, em geral, encontram-se conectadas a árvores menores através de lianas e ramificações. O corte de uma grande árvore acarreta a queda de outras árvores menores do entorno e a abertura de clareiras maiores no dossel da floresta – reduzindo a capacidade de recuperação do ecossistema”, explicou a diretora de Meio Ambiente da Concremat, Josefina Kurtz.
Diante das ações tomadas, a área efetivamente suprimida totalizou apenas 29,19 hectares, redução de 65,7% em relação ao previsto inicialmente. Este êxito foi possível graças ao comprometimento de toda a equipe envolvida, empenhada na redução dos impactos ambientais associados com a execução das atividades de campo do contrato, em atenção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 e 15, que integram a Agenda 2030 das Nações Unidas.