Nossos Compromissos
ESG
Contexto
ESG
A sustentabilidade envolve a prática de ações para suprir as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras, promovendo o equilíbrio entre três pilares: o meio ambiente, o impacto social e a economia.
Traduzidas pela sigla ESG (Environmental, Social, Governance), essas ações são hoje uma necessidade premente para as empresas. O conceito precisa ser compreendido e incorporado nas organizações que esperam manter a sua competitividade e o alinhamento com seus colaboradores, clientes e com o mercado. O ESG é mais do que um selo de qualidade de uma corporação. E precisa ser baseado em iniciativas transparentes e inclusivas que permeiem a organização, seus serviços e as suas atividades.
A preocupação com um futuro mais sustentável foi consolidada na Agenda 2030 pela ONU com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.
Concremat e a Infraestrutura Sustentável
A engenharia desempenha um papel vital na abordagem das necessidades humanas básicas, contribuindo na melhoria da qualidade de vida e criando oportunidades para o crescimento sustentável em nível local, nacional, regional e global. O Relatório de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU, 2019) reconheceu a importância da ciência e tecnologia, incluindo a engenharia, na promoção do desenvolvimento sustentável, especialmente nas cidades, para cumprir a Agenda 2030 (CEBDS, 2020).
Ao longo das últimas décadas, a Concremat tem estimulado iniciativas de sustentabilidade, que refletem o compromisso com as mudanças necessárias para o atingimento dos objetivos da Agenda 2030.
Nosso fundador, o professor Mauro Ribeiro Viegas, foi um dos primeiros executivos do setor de infraestrutura a insistir na agenda ambiental, atuando ativamente para a constituição, em 1996, de um dos primeiros comitês de bacias do Brasil, o do Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de endereçar questões hídricas e sociais associadas a atividades econômicas originadas a partir do uso descontrolado e irregular da água.
A Concremat incorpora a sustentabilidade e os ODS em sua cadeia de valor, produtos e serviços, com a curadoria do seu Comitê de Sustentabilidade/ESG.
As nossas ações de sustentabilidade são focadas em:
– nossos produtos e serviços, para todo o portfólio da Concremat;
– todas as áreas da empresa, através da adoção de práticas, processos e rotinas que promovem a sustentabilidade.
ODS
CONCREMAT
Conheça os ODS mais aderentes à operação da Concremat e que fazem parte do nosso jeito de ser. Esses ODS estão incluídos na nossa Matriz de Materialidade e incorporados nos serviços e soluções para o mercado de infraestrutura e construção em todas as fases do projeto, incluindo planejamento, avaliações estratégicas, licenciamento e gestão ambiental, projetos de engenharia, gerenciamento de obras e construção e operação de empreendimentos.
Matriz de Materialidade
CONCREMAT
A Matriz de Materialidade determina quais temas sociais, ambientais e de governança são mais importantes para a empresa e para os stakeholders.
A Matriz de Materialidade da Concremat inclui sete temas – que primam pela aderência à nossa operação, orientam as ações e a gestão da sustentabilidade na empresa e contribuem com a Agenda 2030.
Desempenho econômico-financeiro, satisfação do cliente e expansão criteriosa dos negócios.
Investimento em projetos de infraestrutura sustentável e soluções inovadoras e integradas de engenharia e gestão.
Adoção de atributos socioambientais (ESG) em produtos e serviços visando contribuir para a adaptação e a mitigação das mudanças climáticas.
Governança corporativa, ética e integridade.
Inovação, tecnologia e transformação digital.
Gestão de pessoas, diversidade e inclusão.
Gestão da cadeia de suprimentos.
Responsabilidade
SOCIAL
A Concremat, por meio de leis de incentivo fiscal destinadas à cultura, patrocina anualmente projetos e iniciativas voltados a temas como educação, inovação, consumo consciente, práticas de sustentabilidade e arte e que atuem de forma inclusiva. Desde 2010 a escolha dos projetos é realizada pelo Comitê de Patrocínio Cultural, sempre com base nas diretrizes e valores da empresa. O comitê é formado pelo presidente executivo, pelos vice-presidentes e por representantes das áreas de Marketing, RH, QSMS e Compliance.