Responsabilidade
Social
Responsabilidade
Social
A Concremat, por meio de leis de incentivo fiscal destinadas à cultura, patrocina anualmente projetos e iniciativas voltados a temas como educação, inovação, consumo consciente, práticas de sustentabilidade e arte e que atuem de forma inclusiva. Desde 2010 a escolha dos projetos é realizada pelo Comitê de Patrocínio Cultural, sempre com base nas diretrizes e valores da empresa. O comitê é formado pelo presidente executivo, pelos vice-presidentes e por representantes das áreas de Marketing, RH, QSMS e Compliance.
Conheça os projetos e instituições apoiados em 2022:
AÇÃO SOCIAL PELA MÚSICA DO BRASIL
Pelo quinto ano consecutivo, a Concremat patrocina o projeto, que oferece educação musical para crianças e adolescentes de comunidades economicamente desfavorecidas, em situação de risco social. Mais de 12 mil jovens já passaram pela instituição ao longo de seus 24 anos. Atualmente o programa está em três regiões (Norte, Nordeste e Sudeste) e atende 4.722 alunos, contribuindo para a redução das desigualdades sociais no Brasil.
ARTE EM MOVIMENTO
O projeto leva uma galeria de arte itinerante a praças públicas da cidade do Rio de Janeiro através de um caminhão baú adaptado. As exposições abrangem temas de arte e meio ambiente, e o acervo expositivo é constituído por obras interativas, vídeos, fotografias, músicas e diversos recursos audiovisuais. A exposição ocupa a galeria interna do caminhão e o seu entorno, e os visitantes são acompanhados por monitores capacitados pela equipe multidisciplinar do projeto. Ao fim das visitas, há oficinas de arte e educação com materiais que remetem ao conteúdo da exposição. Mais de 1200 crianças são beneficiadas diretamente pelo projeto.
PROFISSÕES DO FUTURO
O cerne do projeto é a produção de um livro infanto-juvenil, que explicará de forma lúdica às crianças as mudanças no mercado de trabalho. O livro será distribuído gratuitamente a 1.200 alunos de 26 escolas da rede pública do município do Rio de Janeiro, em uma ação conjunta com a Parceiros da Educação do Rio de Janeiro – associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da educação pública de excelência. Ao incentivar esse projeto, a Concremat está investindo na formação dos profissionais do futuro, as nossas crianças de hoje. Crianças, jovens e adultos conscientes serão capazes de identificar oportunidades profissionais e solucionar problemas, agindo proativamente para transformar o mundo ao seu redor.
REVITALIZA RIO
O projeto promoverá a recuperação de dois espaços públicos no Rio de Janeiro: a Praça da Harmonia, localizada na região da Gamboa, e o Parque da Cidade, no bairro da Gávea. Na Praça da Harmonia, está prevista a recuperação dos jardins e do coreto, finalizado com uma intervenção artística de Beatriz Milhazes; a instalação de um parque infantil e a reforma do mobiliário, dos equipamentos de ginástica e da quadra esportiva. Após a reforma, serão realizadas atividades culturais diversas na praça, como exposições, concertos e rodas de leitura. No Parque da Cidade, os elementos históricos que compõem o jardim, como esculturas e duas fontes, serão restaurados. Também está prevista a instalação de sinalização da fauna e da flora locais e da trilha interna para caminhadas. No âmbito social, serão realizadas oficinas gratuitas de restauração, paisagismo e jardinagem e a contratação de moradores das comunidades do entorno para a realização de serviços remunerados, como jardinagem e limpeza do local.
MUSEU DE ARTE MODERNA DE SP
(MAM SP)
Localizado no Parque Ibirapuera, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi. Os espaços do museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais. A missão do MAM São Paulo é colecionar, estudar, incentivar e difundir a arte moderna e contemporânea brasileira, tornando-a acessível ao maior número de pessoas possível. Durante a pandemia, o MAM SP produziu uma série de visitas virtuais e conteúdo no formato online e gratuito. Mesmo sem visitação, ele permaneceu aberto ao público no formato online.
MUSEU DE ARTE MODERNA DO RJ
(MAM RJ)
O MAM-RJ é voltado às vanguardas e à experimentação nas artes, cinema e cultura. Fundado em 1948, possui uma das mais importantes coleções de arte moderna e contemporânea da América Latina, com cerca de 15 mil obras de arte. Mantém ainda uma cinemateca com sala de exibição, grande acervo de audiovisuais em todos os formatos e o maior arquivo de documentação de cinema do país. Mais de 100 mil pessoas visitam anualmente o MAM. Em 2020, o museu instituiu o programa MAM PARA TODOS, oferecendo ingressos gratuitos, com contribuição sugerida (o visitante paga o quanto quiser e se puder). Em 2021, teve 45 mil visitantes presenciais, 158 mil acessos nas exposições e evento on-line, 4 mil alunos da rede pública beneficiados pelo projeto Bibliotecas em Rede e mil professores da rede pública formados no tema cultura digital.
MUSEU VIRTUAL RIO MEMÓRIAS
O Rio Memórias é um museu virtual que busca difundir a história e a cultura da cidade do Rio de Janeiro, bem como promover projetos e atividades relacionadas à educação. Ele tem como missão provocar a reflexão sobre o passado para a promoção de um futuro melhor. Em 2021, o Rio Memórias teve mais de 50 mil acessos. Além do seu conteúdo digital, o projeto conta com o programa RIO MEMÓRIAS EDUCA, com diversas ações focadas a alunos de escolas públicas, como oficinas e passeios pedagógicos por pontos culturais e históricos da cidade, além do aplicativo PROACOINS, um game de perguntas e respostas com recompensas na vida real. Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo e jogar, mas quem for aluno de escola pública do Ensino Médio e dos últimos dois anos do Fundamental poderá trocar seus pontos por recompensas.