O consórcio formado pelos grupos chineses China Communications Construction Company (CCCC) e China Railway 20 Bureau Group (CR20) assinou hoje com o Governo do Estado da Bahia o contrato para construir e operar a ponte entre Salvador e Ilha de Itaparica. O empreendimento terá sua implantação na modalidade de parceria público-privada (PPP), e o valor total é R$ 7,245 bilhões, sendo 80% desse investimento privado, feito pelo consórcio construtor. O prazo de concessão é de 35 anos, e as obras, com duração de quatro anos, têm início previsto para novembro de 2021.
O empreendimento terá 12,4 km de extensão e se constituirá como a maior ponte sobre lâmina d’água da América Latina, superando, nesse quesito, a Rio-Niterói (8,8 km). A nova ponte ocupará a 23ª posição no ranking mundial de pontes e estará listada entre as 100 maiores obras de infraestrutura do planeta. O objeto do contrato inclui ainda acessos viários em Salvador, com extensão de 4,60 km; nova rodovia expressa, a ser construída na Ilha de Itaparica, com 21,41 km; e recuperação e ampliação de trecho da rodovia BA-001.
O projeto faz parte de um plano de desenvolvimento socioeconômico da Bahia, que estima a criação de 100 mil postos de trabalho diretos e indiretos ao longo dos 35 anos de PPP. Cerca de 250 municípios serão beneficiados com a redução da distância em mais de 100 quilômetros e de 90 minutos no tempo de deslocamento até a capital baiana.
“Além de facilitar e reduzir o tempo de travessia para a Ilha de Itaparica, a nova ponte vai promover o desenvolvimento de diversas regiões do estado, como o sul do Recôncavo, Baixo Sul e Oeste da Bahia, além de todo o litoral sul e Região Metropolitana. É importante destacar que o projeto tem a sustentabilidade como pilar e prevê o mínimo impacto ambiental possível. Todos os procedimentos atenderão rigorosamente os compromissos ambientais estabelecidos pelos órgãos competentes”, destaca Chang Yunbo, chairman da CCCC South America.
A construção da ponte contará com Plano Básico Ambiental, que inclui programas socioambientais. Entre as diversas ações previstas estão a educação ambiental de trabalhadores e moradores da região e o monitoramento da atividade pesqueira, de água e do fundo marinho, além da fauna.
Uma das metas da CCCC é investir em concessões e projetos privados de infraestrutura de transportes de forma completa, de modo a integrar vários tipos de capacidades – projeto, construção, operação financiamento.
Um dos maiores conglomerados de infraestrutura do mundo, a CCCC chegou ao Brasil em janeiro de 2017, quando adquiriu o controle da Concremat Engenharia. A empresa brasileira participará do consórcio responsável pelas obras, ao lado de três companhias chinesas especializadas em construção de grandes pontes.
O grupo CCCC participou diretamente do desenvolvimento e da implantação de seis das dez pontes sobre o mar com as maiores extensões do mundo, incluindo a que liga Hong Kong, Macau e Zhuhai (maior ponte marítima existente, com mais de 50km), na província de Cantão, na China.
No Brasil, a CCCC também é controladora de um porto privado multicargas em construção em São Luís, capital do Maranhão, e está à frente de um projeto de R$ 1,5 bilhão para instalar uma laminadora de aços planos em Marabá, sudeste do Pará.
Com o negócio, a CCCC reitera a importância conferida ao país em sua estratégia de investimentos, com foco em projetos de ferrovias, rodovias e portos. Com faturamento global na casa de US$ 80 bilhões, o grupo chinês tem como prioridade contribuir para o desenvolvimento e o aprimoramento da infraestrutura, e a construção e a operação da ponte entre Salvador e a Ilha de Itaparica é um passo decisivo nesta direção.
Veja algumas reportagens sobre a assinatura da PPP: