Na última semana, 31/05, a Concremat conferiu a chegada da tuneladora Sul à futura estação SESC-Pompeia da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo. Este é o terceiro ponto de parada alcançado pelo tatuzão (como a tuneladora é popularmente conhecida) desde dezembro de 2021, quando as escavações começaram. Estavam presentes o diretor de controle tecnológico e laboratório, Antônio Carlos Pitta, o coordenador geral do contrato, Marcelo Santos, e o engenheiro Thales Othon.
A Concremat lidera o consórcio, formado com a Setec, responsável por certificar os serviços desempenhados pela concessionária Linha Universidade SA. e por meio da construtora Acciona. O escopo engloba a certificação contratual de todos os serviços da nova concessionária necessários à implantação da Fase I do empreendimento e previstos no contrato de concessão, incluindo projetos de concepção e executivo, licenciamento ambiental, financiamento, desapropriação, remoção de interferências, obras civis, fornecimento e montagem de sistemas metroferroviários, fornecimento de material rodante, interface e integração, além de testes e comissionamento.
Marcelo Santos conta como funciona a tuneladora. “É a forma mais segura de escavação de um túnel, onde a própria máquina é capaz de ao mesmo tempo escavar em diferentes tipos de solo e instalar as estruturas de sustentação definitiva do túnel, que consiste na montagem de aduelas de concreto pré-fabricada. O emprego dessa técnica requer uma logística sofisticada e alto grau de capacitação dos engenheiros e operários envolvidos”, explica.
O projeto é a maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina e prevê a construção de 15 estações ao longo do trajeto que vai ligar Brasilândia, na zona norte, ao centro da capital paulista. O evento contou com a presença do Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que informou a previsão de início da operação em 2026 e os estudos em andamento para a ampliação da linha em mais 6 estações.