Em dezembro de 2021, a Concremat começou a contribuir no desenvolvimento da Fase II do projeto Novo Domingo Sávio, nem Santo Domingo, capital da República Dominicana, prestando serviços técnicos especializados para o gerenciamento, supervisão e apoio técnico na parte de saneamento urbano, além de outros serviços complementares. O projeto, de responsabilidade da Unidade Executora de Reajuste de Bairros e Entorno (URBE, na sigla em espanhol), custará cerca de R$ 6 milhões e deverá ser entregue em junho de 2023.
O bairro Domingo Sávio está localizado no lado oeste da bacia inferior do rio Ozama, no Distrito Nacional, e é formado por mais dois bairros que compartilham o território: La Ciénaga e Los Guandules. O projeto impactará cerca de 45 mil pessoas que vivem nesses setores.
Embora suas moradias estejam consolidadas, há um problema de insegurança e acesso limitado no bairro Domingo Sávio. O setor é caracterizado por uma falta de conexão física com o resto da cidade formal. Existem apenas quatro acessos transitáveis por veículos para a zona baixa do bairro. Outro grande problema é a vulnerabilidade dos assentamentos, causando deslizamentos e inundações. Além disso, o setor apresenta graves problemas de serviços básicos (drenagem de esgoto e águas pluviais, coleta de lixo e abastecimento de água potável e energia elétrica), contribuindo intensamente para a contaminação do rio Ozama.
O projeto Novo Domingo Sávio
O objetivo do projeto é conectar o bairro com o resto da cidade e torná-lo um exemplo de ordem, segurança e boa convivência comunitária. A segunda fase desse projeto contempla a implantação de um sistema de vias secundárias e a readequação das vias e escadas principais para garantir uma boa circulação. Essas vias farão a ligação direta com o metrô e teleférico e as duas principais pontes da cidade, melhorando a mobilidade urbana. Em seguida, prosseguirá com a reestruturação do sistema rodoviário e do sistema de infraestrutura (esgoto, drenagem, sistema de água potável, iluminação pública e tratamento de lixo), remoção de moradias em área de inundação na orla do rio Ozama e construção de parques e escolas infantis primárias e secundárias.
“Essa é uma obra de grande importância e que irá mudar a vida de milhares de famílias. Fazer parte desse projeto, compartilhando nossa ética e conhecimento técnico, dividindo experiências com profissionais locais e conquistando amizades, além de ter em conta a cultura do país como fator preponderante, é muito grandioso para a equipe da Concremat”, disse Heitor Antônio Gomes Santos, coordenador do contrato.