PORE Digital Analysis
O PORE Digital Analysis, análise petrofísica em rocha digital, promove um método não destrutivo de rochas de poços do pré-sal, obtendo características e propriedades cruciais para a modelagem e simulação de reservatórios, com resultados até 90 vezes mais rápidos que os métodos de análise tradicionais, contribuindo para a diminuição de riscos à saúde dos envolvidos no processo e para a preservação do meio ambiente.
O serviço compõe o portfólio da Concremat há 2 anos e foi concebido para superar as barreiras que impedem a expansão do uso de técnicas de rocha digital em alta escala, como lentidão do processo especializado de segmentação de rochas, alto custo de reprodutibilidade e a difícil integração de informações multiescala, promovendo uma solução completa de análise digital de rocha de maneira rápida, automatizada e assertiva.
Aliando tecnologia de digitalização de materiais a softwares de simulações petrofísicas e a uma metodologia própria de otimização de raios-x, caracterização e segmentação de imagens, a Concremat conta com um modelo de negócio estruturado desde a recepção do material, caracterização prévia, geração de imagens, segmentação de matrizes rochosas, análise e simulação petrofísica e o futuro upscaling com o perfil do poço, consolidando um campo vasto de propriedades e arquivos digitais, como:
Saturação de água irredutível e saturação residual de óleo
Composição da matriz
Permeabilidade relativa e estimativa de pressão capilar
Porosidade total e efetiva
Permeabilidade absoluta
Integração de modelos de múltiplas escalas em uma única rede
Integração com outras soluções de simulação
O desenvolvimento da solução foi possível graças a uma parceria de P&D entre a Concremat a FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos. Durante o processo de P&D, com o escopo do MVP definido, iniciamos um trabalho de open innovation com a empresa ESSS, objetivando desenvolver o software para nossas análises, utilizando metodologia de poros-ligação. Em paralelo, desenvolvemos internamente nossa metodologia de segmentação para rochas digitais e escaneamento por microtomografia, os ajustes finos em nossos equipamentos e o modelo de negócio.
O projeto foi estabilizado em sua FASE 1, com o serviço já ofertado ao mercado. Os planos de evolução já foram traçados para assumir maiores escopo e capacidade de processamento e exploração tecnológica, com o uso de IA para otimizar ainda mais a assertividade e a performance dos resultados