A Stant é uma plataforma mobile parceira utilizada para os serviços de gerenciamento, supervisão e fiscalização de obras, com o monitoramento frequente de todas as atividades, a partir da qual são apontadas as conformidades, não conformidades e ocorrências. Além disso, seus indicadores são gerenciados através de uma plataforma web de maneira dinâmica e colaborativa.
Essa digitalização dos processos de coleta de dados em campo gera cerca de 80% de redução de tempo na disponibilização das informações quando comparado aos métodos de inspeção tradicionais. A Concremat já vem utilizando a Stant em diversos segmentos da indústria da construção civil, como aeroportos, portos, edificações, rodovias, dutovias, estações de tratamento de água/esgoto, parques eólicos, linhas de transmissão, subestações e tubulações.
Com a Stant, todos os envolvidos podem acompanhar o andamento das obras simultaneamente em um único ambiente digital, com checklists, dashboard e relatórios fotográficos gerados quase em tempo real. Para isso, uma equipe de especialistas da Concremat implantou o nosso know-how através de fichas de verificação de serviços especializadas, disponíveis na solução digital quando o empreendimento é acompanhado pela Concremat.
A seleção da startup Stant se iniciou em 2017 a partir da análise de mais de 20 empresas, em uma parceria com a aceleradora ACE. Na época, o desafio era atender a estratégia de digitalização da Concremat e permitir o desempenho de nossos processos de campo em gerenciamento, supervisão e fiscalização, com um ambiente único de informações. A Stant se apresentou como a ferramenta mais próxima do que precisávamos e, durante seis meses de parceria open innovation, a Concremat investiu, inicialmente como cliente, em desenvolvimentos na solução para atender nossas necessidades. Após esse período, iniciaram-se as primeiras implantações em contratos, e hoje a Stant é a ferramenta padrão para todos os contratos com escopo aderente.
Desde o início a Concremat enxergou a possibilidade de uma parceria mais sólida com a startup e, após o sucesso das primeiras iniciativas, oficializou, no início de 2020, no nosso primeiro movimento de corporate venture capital – modalidade de investimentos alternativos utilizada para apoiar negócios por meio da compra de uma participação acionária – com a aquisição de 30% da Stant.