Terminal de Contêineres do Porto de Salvador
(TECON-SALVADOR)
Em fevereiro de 2021, tiveram início as operações do Cais Santa Dulce dos Pobres, localizado no Tecon Salvador – terminal de contêineres privado do Porto de Salvador, situado na ponta da península que separa a Baía de Todos os Santos do Oceano Atlântico. Em setembro de 2018, a Wilson Sons – maior operador integrado de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, com mais de 180 anos de experiência – iniciou a primeira etapa da expansão do terminal, tendo escolhido a Concremat como responsável pelo gerenciamento das obras.
Com investimento de aproximadamente R$ 500 milhões, a primeira fase da obra englobou a construção do novo cais linear com 423 m de comprimento, em estrutura pré-moldada e laje moldada in loco, com fundação em estaca tubular metálica e em estaca inclinada de concreto armado com camisa metálica perdida pinada em rocha. Os serviços incluíram nivelamento e pavimentação de 30.700 m² de retroárea, dragagem de 88.752 m³ e construção de uma subestação abrigada de 69 KV. Também foram executadas a demolição do dolfim de amarração e da rampa ro-ro existentes e a implantação do sistema de drenagem do cais novo, incluindo quatro caixas separadoras de água e óleo.
Com capacidade de carga de 65 toneladas por vez e totalizando 800m após a expansão, o cais do Tecon Salvador conta com seis portêineres e cinco pórticos RTG – guindastes utilizados para descarga ou embarque de contêineres em navios e para movimentação desses contêineres na área do porto, respectivamente. Os equipamentos, que permitem um içamento dos contêineres a uma altura de 51 metros, foram produzidos pela ZPMC, subsidiária da CCCC que é a maior fabricante de guindastes portuários do mundo.
A segunda fase contemplou a construção de retroárea, com execução de terraplanagem e pavimentação em área correspondente a 30.700 m², e foi encerrada em fevereiro de 2022. As atividades da Concremat englobaram gerenciamento do cronograma físico e financeiro das obras; fiscalização das obras; coordenação de segurança, saúde ocupacional e meio ambiente (SMS); informe diário das atividades; inspeção para o recebimento da obra; gestão de reunião semanal de acompanhamento de obras e de reunião gerencial mensal junto ao cliente; emissão de relatório mensal, avaliando o andamento da obra; acompanhamento, no canteiro de obras, das atividades que contemplam o projeto, analisando, supervisionando e registrando os impactos ambientais provenientes dessas ações.
Ficha Técnica
Mercado
Transportes e Logística
Serviço
Gerenciamento de obras
Cliente
Wilson Sons
Localização
Salvador-BA